5 características para se tornar um bom soldador

5 características para se tornar um bom soldador

A postura profissional é indispensável para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, seja para os soldadores que estão começando no mercado ou para quem já está trabalhando há mais tempo.

Em uma carreira profissional, existem várias regras que são estabelecidas em qualquer ambiente de trabalho, mas há também aquelas que são próprias da função ou do setor de atuação.

Por isso, é importante estar sempre atento e alinhado a essas exigências, ajustando-se às necessidades da sua profissão. Continue a leitura e saiba mais!

As 5 características que o soldador deve desenvolver

Quer saber o que é postura profissional? É a conduta do trabalhador, que é formada por um conjunto de atributos que diferenciam, de maneira positiva, essa pessoa das outras, trazendo mais valor para o seu trabalho. 

Conheça as principais condutas e exemplos de uma postura profissional adequada para o soldador. 

1. Conhecimento técnico

Ser um soldador está ligado diretamente aos conhecimentos básicos necessários para exercer a sua função, mas manter-se soldador por um longo período ou, ainda, continuar crescendo verticalmente na carreira está relacionado à busca de conhecimentos novos e à melhoria contínua. Isso exige dedicação, determinação, resiliência, gostar do que faz e muita disposição. 

Perceba que, a cada ano, as indústrias estão mais informatizadas, mais automatizadas, adquirindo equipamentos com mais recursos, máquinas de solda que mais parecem um computador, sistemas de monitoramento que controlam a produtividade, o gás, o arame, a junta etc. Após a automatização do processo, existe ainda outra demanda para os melhores soldadores, pois os robôs precisam de programadores, técnicos, engenheiros e gestores. E acredite, os melhores são, normalmente, os que já passaram pela experiência de soldador.

2. Habilidade, proatividade e curiosidade

Sem essas características, o soldador não vai muito longe. O treinamento é importante, mas a habilidade é fundamental. Ela é desenvolvida com muitas horas de experiência prática. Por isso, os melhores cursos para formação de soldadores são os que contam com maior carga horária focada na prática. 

As três características estão ligadas a um profissional que está sempre desenvolvendo novas maneiras de atingir o seu objetivo.

3. Organização, disciplina e responsabilidade 

Ter um profissional organizado e disciplinado trabalhando consigo é o sonho de qualquer empresário, gerente ou chefe. 

A organização é um pré-requisito para muitas atividades. Ela traz benefícios ao desempenho da função de soldador e envolve eficiência desde a preparação da peça até o acabamento. 

A disciplina é importante para a execução dos procedimentos, o uso correto dos EPIs e o cumprimento de regras (fazer aquilo que foi definido pela engenharia e segurança da empresa). É também ter a concentração necessária no que está fazendo, para fazer apenas uma vez.

A responsabilidade é muitas vezes medida pela idade ou pela família (imagina-se que pais de família sejam mais responsáveis). No entanto, acima de tudo, é o grau de compromisso que o profissional tem com a sua profissão, a sua entrega. É a maior virtude que um profissional pode ter, pois vai refletir na satisfação do cliente, no cumprimento dos prazos e na confiança que ele passa aos colegas e aos superiores. 

4. Planejamento das atividades

Estabelecer prazos e metas atingíveis depende de um bom planejamento das atividades. Se você tem o hábito de cuidar bem dos equipamentos, é fácil prever uma parada para manutenção. Se você não desperdiça materiais e os utiliza com responsabilidade, é fácil prever quando acabará o seu estoque. Se você tem boa concentração e foco nos objetivos, é fácil calcular o tempo necessário para cada tarefa. 

Cumprir prazos combinados é algo que aumenta a satisfação do cliente e que vai ao encontro do seu sucesso profissional e da evolução da empresa no mercado.

5. Limpeza e conservação do ambiente

Sabe aquele ditado que diz: “não basta ser honesto, é preciso parecer honesto?”. Isso vale para muitos adjetivos de um profissional, como limpo, cuidadoso etc. 

Um soldador que mantém o seu ambiente de trabalho limpo e bem conservado aumenta significativamente a sua produtividade, melhora a qualidade do seu serviço e, até mesmo, influencia na maneira como os outros colegas trabalham. Afinal, esses cuidados causam boa impressão tanto aos colegas de dentro da empresa quanto aos clientes que contratam o seu serviço.

Um soldador com essas características passa a ser uma referência na empresa e tem um futuro promissor, caso continue a se desenvolver.

As formas de desenvolvê-las

Agora que você já conhece algumas das principais características que um soldador deve ter, vamos indicar os caminhos mais eficientes para que você possa desenvolver essas habilidades técnicas e comportamentais. Veja só!

Mantenha a sua motivação

O primeiro passo para se destacar como profissional é se manter motivado a se desenvolver. Afinal, aperfeiçoar as habilidades é um processo contínuo, que exige tempo e paciência. Por isso, manter-se motivado pode ser o “pulo do gato” para ficar firme nesse objetivo.

Cursos e especializações, por exemplo, podem ser o caminho para o desenvolvimento técnico-profissional. Em paralelo a essas alternativas, as experiências do dia a dia e, até mesmo, as que foram obtidas em outras empresas e áreas também são parte da sua trajetória de crescimento.

Tenha uma estratégia

Certamente, você procura aperfeiçoar o seu desempenho para chegar ao sucesso, mas já parou para analisar quais são as habilidades mais relevantes para levá-lo a atingir a sua meta?

O desenvolvimento de uma postura profissional exige estratégia, e desejar ser perfeito em tudo é impossível. Por isso, é fundamental identificar as suas prioridades atuais e as capacidades que você quer aprimorar. Desse modo, todo o seu esforço será mais bem direcionado e, assim, as suas chances de atingir bons resultados aumentarão significativamente.

Valorize o autoconhecimento

Outra estratégia eficiente para desenvolver as competências e habilidades profissionais do soldador é o autoconhecimento. Saber mais sobre si mesmo pode auxiliar na compreensão das capacidades que precisam ser aprimoradas ou desenvolvidas do zero.

Os profissionais que se conhecem e reconhecem as suas limitações (por exemplo, na comunicação, por causa da timidez) podem começar o seu aprimoramento por essa insuficiência.

Esse tipo de estratégia reforça a sua melhora como profissional e apresenta resultados pontuais mais rapidamente, tornando o processo mais eficiente.

Esteja sempre disposto a colaborar com a equipe

As empresas têm buscado, cada vez mais, criar equipes para que os integrantes se completem. Por isso, a colaboração tem se tornado uma cultura na qual as habilidades se somam para ampliar os resultados.

Por isso, aproveite para ensinar e aprender com os seus colegas, já que essa é uma das características profissionais mais reconhecidas dentro das organizações. Além disso, a capacidade de observar, analisar e aprender se baseando nos erros, acertos e feedbacks de terceiros é, de longe, uma das melhores formas de se desenvolver profissionalmente.

Também se mantenha disposto a ouvir opiniões. Quando a atuação acontece em equipe, todos precisam ser valorizados, para que cada chance de aprendizado seja aproveitada ao máximo. Pense nisso!

As maneiras de ser um profissional de destaque

É normal que muitos profissionais tenham dificuldades de visualizar o ponto de partida para se tornarem colaboradores de destaque. Por isso, primeiramente, é importante ter uma referência do tipo de profissional que você quer se tornar. 

Então, faça uma reflexão sobre o seu trabalho atual e, depois, sobre o que é necessário para se tornar o profissional pretendido. Porém, lembre-se sempre de respeitar as suas limitações e de manter as suas características próprias.

Uma boa postura profissional não significa que você deva ser o mais comunicativo ou o mais empático, mas, sim, ter as atitudes corretas em cada situação. Por isso, esteja preparado para sair da zona de conforto.

Ter a postura profissional que é exigida pelo mercado depende de vários fatores internos e externos. Na maioria das vezes, o desenvolvimento de habilidades pode ser um processo trabalhoso e exigir a quebra de paradigmas. No entanto, os resultados são facilmente percebidos e, assim, o profissional e a empresa se beneficiam com esse desenvolvimento.

Agora que sabemos sobre o seu interesse em crescer na carreira de soldador, que tal conferir algumas dicas para se destacar como soldador industrial? Veja neste conteúdo!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

    Desejo receber conteúdos sobre: