Pecuária 5.0: conheça tendências e inovações tecnológicas na pecuária

O setor agropecuário, assim como diversos outros, está em constante mudança e adaptação. O desenvolvimento de novas tecnologias está revolucionando a forma como o trabalho no campo é executado, tendo em vista que os processos e a tomada de decisão estão cada vez mais automatizados. Por isso, o produtor rural precisa acompanhar as tendências e as inovações que a tecnologia traz para esse setor.

Além disso, o crescimento populacional exige que façamos mudanças no modo como produzimos alimentos. Precisamos fazê-lo com mais eficiência, uma vez que os recursos naturais são finitos. A sobrevivência humana depende de uma nova forma de agropecuária para que não haja uma escassez no futuro.

Neste artigo, você vai descobrir o que é a pecuária 5.0 e quais são as mudanças que ela vem trazendo, além de entender por que investir nesse novo conceito. Continue a leitura e confira!

O que é a pecuária 5.0?

A definição de pecuária 5.0 abrange diversas tecnologias, combinadas para tornar o processo de produção agropecuária o mais eficiente possível. São novos conceitos tecnológicos que visam a expandir a oferta de produtos no agronegócio brasileiro. Uma das principais características dessa ideia é o uso de máquinas com cada vez mais autonomia nos processos de produção.

Esse novo conceito vai além da pecuária 4.0, que faz uso de drones, robôs, biotecnologia, imagens de satélite e inteligência artificial, por exemplo. Na pecuária 5.0, a concepção é muito mais vasta e não se restringe apenas aos processos de produção, mas engloba valores fundamentais de toda a sociedade.

Quais são as mudanças da pecuária 4.0 para a pecuária 5.0?

A pecuária 4.0 traz inovações tecnológicas que facilitam a vida do produtor rural de maneira significativa. Chamada agropecuária de precisão, ela conta com alta conectividade e automações nos procedimentos, o que possibilita a captação de dados, um melhor controle e um maior gerenciamento da atividade agropecuária. A tecnologia na produção de leite é um bom exemplo de aplicação da agropecuária digital.

Inovações em nutrição e genética também fazem parte da agropecuária 4.0. Uma nutrição mais precisa e adequada, além do melhoramento genético, cria animais com potencial de produção superior à média. Além disso, sensores, chips, câmeras, LEDs, tablets, cochos e balanças inteligentes são equipamentos que já fazem parte da rotina nas fazendas. Tudo isso é combinado para trazer maior rendimento e eficiência à produção agropecuária.

Contudo, as inovações tecnológicas na pecuária não param por aí. Com o surgimento do conceito de agropecuária 5.0, a rotina no campo vem mudando.

Com o desenvolvimento do aprendizado de máquina e com a inteligência artificial, as decisões estão sendo cada vez mais tomadas pelas máquinas, a partir das informações coletadas e sem a interferência do fator emocional. Nesse sentido, o produtor rural fica a cargo de avaliar essas decisões e a execução dos processos.

Como mencionado, o conceito de pecuária 5.0 vai além da 4.0. Essa concepção advém do conceito de sociedade 5.0 e está diretamente ligada à produção de alimentos. Levando em conta a sustentabilidade, a inclusão e a qualidade de vida, esse conceito visa a traçar o progresso tecnológico em prol da saúde, da preservação e da biodiversidade.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o total da população mundial chegará a mais de 10 bilhões de pessoas em 2100. Com isso, a produção de alimentos deverá se alinhar a essa projeção para que tenhamos um planeta sustentável, com a garantia da segurança alimentar para as futuras gerações. Sendo assim, o agronegócio deve contar com a tecnologia no campo para viabilizar o crescimento expressivo da produção sem necessitar de uma área maior.

Quais são as tendências e inovações tecnológicas na pecuária 5.0?

Um dos objetivos da pecuária 5.0 é aprimorar as técnicas de trabalho para produzir mais e melhor. Para isso, o produtor investe em inovações tecnológicas com o propósito de coletar dados de modo mais preciso e confiável. Essa coleta é imprescindível para a comunicação entre máquinas, realizada por meio da Internet das Coisas (IoT) e da inteligência artificial.

A IoT é uma tendência cada vez mais usada na atividade rural e consiste em conectar diferentes objetos à internet, de forma que eles possam ser controlados remotamente. A conectividade entre dispositivos capazes de armazenar dados gera uma porção de informações muito úteis para a tomada de decisão. Com isso, é possível integrar e analisar os dados em tempo real e, assim, fazer a melhor escolha.

Outra tecnologia emergente no setor de agronegócio, como dito, é a inteligência artificial. Com ela, é possível fazer o cálculo de pastagens por meio de imagens de satélites, medir a quantidade de água e de alimento a ser disponibilizada diariamente aos animais, bem como saber o momento certo do abate com base no monitoramento do seu crescimento. Tudo isso é viável com equipamentos capazes de medir dados com precisão, interligados a sistemas de inteligência artificial, aptos a tomar decisões.

Por que investir nas tendências da pecuária 5.0?

O investimento nessa área é, sem dúvidas, a melhor maneira de acompanhar as demandas do mercado e da sociedade como um todo. Além do crescimento populacional previsto para os próximos anos, há ainda as mudanças climáticas, que obrigam os produtores rurais a buscarem novas maneiras de utilização da terra, com alternativas mais sustentáveis.

As inovações tecnológicas na pecuária proporcionam a sustentabilidade no setor do agronegócio, pois permitem a utilização racional dos recursos naturais. Além disso, fazem com que haja maior eficiência na atividade agrícola, possibilitando mais produção com menos recursos.

No Brasil, o uso da tecnologia na atividade rural ainda tem muito o que avançar em termos de abrangência, uma vez que ainda há fazendas sem sinal de Internet e com mão de obra pouco qualificada. Contudo, o produtor que já faz uso das tecnologias na pecuária continua buscando soluções cada vez melhores para a otimização da sua produção.

O uso das tecnologias no campo garante o avanço da pecuária 5.0, voltada para o desenvolvimento sustentável. Com isso, possibilita o aumento da produtividade, a promoção da segurança alimentar, a redução do desperdício e uma alimentação mais saudável e com menor impacto ambiental. Esses são os pilares da pecuária 5.0, pensada para garantir um futuro sem escassez de recursos para as novas gerações.

Por essa razão, os principais fabricantes de equipamentos agrícolas, juntamente a empresas de tecnologia, já estão desenvolvendo projetos e produtos de acordo com a nova tendência da pecuária 5.0. Desse modo, cada vez mais, a presença de máquinas com inteligência artificial e o cruzamento de dados farão parte da atividade rural.

Gostou das informações e quer saber mais? Então, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades e tendências do agronegócio!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

    Desejo receber conteúdos sobre: