Conheça os principais modelos de cercas para sítios e chácaras

Conheça os principais modelos de cercas para sítios e chácaras

Acertar na escolha sobre cercas para sítios e chácaras pode não ser uma tarefa fácil de se realizar devido às inúmeras opções. Além disso, nem todas costumam atingir os objetivos das propriedades rurais.

Dessa forma, deve-se ter em mente fatores como as características do solo, a extensão da cerca e a verba disponível. Para isso, é preciso ter um bom planejamento e contar com profissionais especializados no assunto.

Para esclarecer as principais dúvidas, convidamos Amanda Dione Silva, analista de mercado agro da Belgo Arames, para compartilhar conosco o que levar em consideração na hora de escolher o tipo de cerca ideal — seja para sítios e chácaras, seja para as demais áreas. Acompanhe!

Quais são os modelos de cerca para sítios e chácaras?

A seguir, apresentamos os principais tipos de cercas, para que você possa usar este conteúdo como um guia na hora da escolha e da implementação.

No entanto, já atestamos que não existe um modelo padrão de cercas para sítios e chácaras. As opções são inúmeras no mercado, e o que deve ser atendido são os objetivos do cercamento.

“Logicamente que pontos como a localização da propriedade, o tipo de terreno e capacidade de investimento deverão ser considerados, mas o mais importante é contar com uma mão de obra especializada na construção da cerca, independentemente do modelo escolhido, para a garantia de sua efetividade”, explica Amanda.

Dito isso, confira os modelos mais utilizados para sítios e chácaras.

Arame liso ou farpado

Geralmente, é o modelo de cerca mais empregado. Pode ser construído com mourões de madeira ou postes de aço, além de oferecer uma opção prática e segura no cercamento de propriedades e animais de médio ou grande porte. Não exige um alto investimento para sua implantação e manutenção, desde que sejam utilizados materiais de qualidade e seja instalado por pessoas tecnicamente preparas para tal.

Tela de alambrado

Constitui uma excelente opção para o cercamento. Feita com arame galvanizado, com fios resistentes e malhas diversas, podendo ser aplicado em vários terrenos, torna-se um dos modelos com ótimo custo-benefício, dependendo da região onde será instalado. Há ainda a opção de utilizar fios revestidos com PVC, dando maior durabilidade ao cercamento.

Tela soldada

Esse produto é ideal para cercar terrenos rurais e espaços urbanos. Em sua estrutura apresenta fios de arame eletrosoldados, com galvanização pesada, conferindo maior resistência à ferrugem.

É bastante aplicado no cercamento de propriedades rurais e empreendimentos comerciais, pois possui malhas justas, impedindo que pessoas más intencionadas consigam cortar, ultrapassar ou, até mesmo, escalar esse material.

Ademais, apresenta um padrão estético diferenciado, bem como uma opção que valoriza o imóvel. Pode ser encontrado também com fios revestidos em PVC, para maior proteção contra oxidação ao material e maior durabilidade, permitindo o seu uso em regiões litorâneas e de alta corrosividade.

Tela hexagonal

A tela hexagonal é uma tela flexível, produzida em arame de aço galvanizado, com inúmeras possibilidades de uso, nos mais diversos cercamentos. É bastante utilizada para cercamentos de pequenos animais, quintais e hortas.

Seu design se assemelha a um tapete, sendo possível desenrolá-la e prendê-la nos mourões. Pode ser encontrada em alturas e malhas diversas, o qual permite maior versatilidade nas atividades do campo.

Cerca elétrica

A cerca elétrica exige uma instalação relativamente simples e econômica para propriedades rurais, com valor de aproximadamente menos da metade do preço de uma cerca convencional de arame.

A cerca elétrica impede a passagem e de pessoas e/ ou animais através de uma barreira de choque. Pode ser utilizada no cercamento de chácaras e sítios com um baixo investimento. É fundamental, porém, que utilize materiais de qualidade e que seja instalada e monitorada por empresas especializadas, para que atinja os objetivos esperados.

Cerca viva

Popularmente conhecida como cerca densa, ela tem como base principal a vegetação, além de ser usada para limitar a visão de dentro da propriedade — funcionando também como uma barreira natural contra o vento.

No Brasil, as cercas vivas em chácaras e sítios podem ser formadas por arbustos e árvores. É uma implantação de baixo custo, que pode contar com as próprias espécies vegetais da propriedade e que ainda melhora a estética do local.

Cerca de madeira

As cercas de madeira oferecem uma aparência natural e uma boa opção para cercamento, dependendo do custo da madeira e a sua disponibilidade na região. Podem ser construídas em diferentes estilos, como postes e réguas, proporcionando aspecto de rusticidade, sendo importante considerar madeiras legais. Algumas das desvantagens são a necessidade de reparos constantes e a maior susceptibilidade ao desgaste.

Por que investir em uma cerca para a propriedade?

A escolha do modelo das cercas para sítios e chácaras poderá proporcionar mais durabilidade, resistência, estética ou valorização patrimonial. Além disso, o cercamento funciona como proteção — ainda que seja um terreno vazio, é necessário delimitá-lo para evitar a entrada de pessoas e animais indesejados.

Em muitos casos, não é necessário um investimento alto. Portanto, o ideal é que elas forneçam segurança patrimonial e sejam funcionais.

Como escolher o tipo de cerca ideal?

O tipo de cerca ideal dependerá do patrimônio a ser cercado, da avaliação do local de instalação (condições de topografia e do solo, por exemplo), bem como a capacidade de investimento do consumidor.

“Antes de construir qualquer cerca, é importante verificar se está garantindo materiais de qualidade, que ofereçam durabilidade e resistência, independentemente do modelo que será adotado. Isso porque o cercamento ineficaz poderá se transformar em uma obra onerosa e com manutenções constantes”, pontua Amanda.

Para isso, é importante levar em consideração os seguintes aspectos:

  • analise o ambiente e os itens de construção para cerca — leve em consideração as características do terreno, como topografia e condições de drenagem, para escolher os materiais mais apropriados;
  • calcule o tamanho — meça o terreno e defina a área, com o objetivo de avaliar a viabilidade do investimento e o custo-benefício;
  • alinhe a escolha das cercas para sítios e chácaras — considere as suas principais necessidades: se for para fins estéticos, modelos padrões caem bem, mas se for para contenção de animais, exemplares como cercas de arame liso, farpado ou elétricas são mais interessantes.

Este foi o nosso guia para ajudar na escolha das cercas para sítios e chácaras, com as principais opções disponíveis no mercado. Lembre-se de que para encontrar o modelo mais eficaz, é fundamental levar em consideração a qualidade do material, a instalação por técnicos especializados e a funcionalidade.

Está em busca dos melhores materiais para a instalação de cercas para a sua propriedade rural? Então, visite o nosso site e confira o nosso catálogo!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

    Desejo receber conteúdos sobre: