Vigotas protendidas: vantagens e aplicações

Vigotas protendidas: vantagens e aplicações

Guia completo sobre aplicação de fibras de aço na construção civil

As vigotas protendidas são uma solução de construção que se propõe a reduzir o tempo gasto em uma obra, além de oferecer outras vantagens. São bastante utilizadas entre os engenheiros civis, sendo que a tendência é o seu uso ser ainda mais difundido ao longo do tempo. 

Conversamos com Fernando dos Santos, que é CEO da empresa Concreviga, especializada em vigotas protendidas, para trazer informações mais detalhadas sobre o tema.

A seguir, abordaremos quais são as aplicações e vantagens das vigotas protendidas, além das diferenças entre outras opções. Confira!

O que são vigotas protendidas?

A vigota protendida é uma estrutura de edificação utilizada na construção de lajes. De acordo com Santos, essa solução pode ser aplicada em todo tipo de obra, desde as particulares às comerciais e industriais. Dessa forma, ela pode ser usada para substituir praticamente qualquer tipo de laje, incluindo maciça, alveolar, treliçada, entre outras. 

O termo “protensão” quer dizer alongar ou estender e, na construção civil, isso significa a aplicação de uma força de tração nas cordoalhas que serão incorporadas ao concreto, fazendo com que a estrutura consiga resistir a maiores trações, evitando que ocorra o surgimento de fissuras e permitindo que sejam suportadas maiores cargas na edificação.

Esse processo de tração pode ser feito antes (pré-tensão) ou depois (pós-tensão) da concretagem. Na segunda técnica, existem duas modalidades: a protensão aderente e a não aderente. Contudo, no sistema das vigotas, existe apenas a primeira forma construtiva, onde é utilizado um fio trefilado, entrando em contato direto com o concreto despejado na forma.

Quais são as aplicações das vigotas protendidas?

As vigotas protendidas podem ser aplicadas em diversos tipos de construções, como:

  • lajes pré-fabricadas: são utilizadas em conjunto com tijolos ou placas de isopor, por exemplo;
  • pisos industriais: pode ser usada na construção do contra piso de áreas com alto fluxo de cargas;
  • pontes e viadutos: fazendo parte da superestrutura;
  • edifícios residenciais: bastante utilizada na construção de lajes;
  • áreas sísmicas: alternativa para construções feitas em regiões sujeitas a terremotos.

Quais vantagens esse produto apresenta?

O especialista detalha alguns pontos que merecem atenção, e um deles está ligado à eliminação do escoramento para vãos de até três metros. Além disso, os vãos livres até 12 metros podem não necessitar dessas estruturas de apoio a depender da situação.

Santos pontua, também, a facilidade de montagem, de modo que a construção dispensa o uso de equipamentos especiais, além do macaco hidráulico, utilizado para realizar a tração da cordoalha. Além disso, a laje protendida tem o menor custo final entre todos os tipos de lajes, apresentando baixo peso próprio e reduzindo as reações de apoio. 

Outra questão que costuma ser um tanto problemática em obras tradicionais é a necessidade de muita mão de obra. No entanto, pelo uso das vigotas protendidas, os custos com trabalhadores diminuem.

Além disso, ganha-se tempo na montagem, considerando também os edifícios com múltiplos pavimentos. Essa vantagem é decorrente da não necessidade de escorar a laje. Há ainda um melhor isolamento termoacústico, pelo uso de enchimento de EPS, ou isopor.

Veja algumas das principais vantagens que o uso das vigotas protendidas nos projetos entregam!

Redução do peso próprio

O processo de protensão permite que a viga seja construída com uma sessão transversal menor e, consequentemente, mais leve sem que haja o comprometimento da resistência. Isso significa que é possível economizar no consumo de materiais e de custo com o transporte.

Maior resistência

As vigotas protendidas conseguem alcançar capacidades de carga muito superiores às vigas de concreto armado. Com isso, elas se tornam ideais para serem aplicadas em obras que exigem alcançar maiores vãos e resistências.

Maior durabilidade

A protensão também ajuda a reduzir os riscos de fissuras e trincas no concreto. Dessa forma, a vida útil da estrutura é prolongada.

Rapidez na execução

Como as estruturas são construídas em um ambiente controlado, os prazos de entrega e instalações da obra são reduzidos.

Flexibilidade de projeto

Por possibilitarem o alcance de maiores vãos e formatos mais completos, as vigotas protendidas permitem a criação de estruturas mais arrojadas e diferenciadas.

Como as vigotas protendidas podem ser implementadas?

Um dos requisitos para a implementação de vigotas protendidas, segundo Santos, é a observância da NBR 6118, que trata do Projeto de Estruturas de Concreto. Basicamente, essa norma especifica práticas a serem adotadas para evitar desperdício de material, descarte incorreto e acidentes envolvendo operários de construção, assim como os requisitos necessários para projetos de estruturas de concreto simples, armado e protendido.

Outra norma importante na implementação da vigota protendida é a NBR 6120, que lida com a parte de cálculo estrutural que deve ser considerada no projeto de estrutura de edificações, algo diretamente ligado à segurança da construção. Ao seguir essa NBR, podem ser evitados problemas recorrentes, como o desabamento de diversas construções. 

Para garantir a plena segurança ao longo de todo o projeto e depois dele, a norma especifica duas cargas: a permanente (g) e a acidental (q). A primeira consiste em uma carga constante, que existirá independentemente do objetivo do projeto. Como exemplos de carga g, podemos citar os elementos construtivos fixos que fazem parte da estrutura e o peso da estrutura propriamente dito. 

Já a carga acidental diz respeito a outros elementos que podem atuar sobre a estrutura de edificações. Um exemplo são os operários e veículos, sendo importante usar por referência uma média de carga, considerando cada estrutura. Nesse sentido, a NBR 6120 disponibiliza uma tabela para consulta.

Por fim, Santos ressalta o atendimento à NBR 14859-1, que lida com as lajes pré-fabricadas, mais especificamente a Parte 1, de Lajes Unidirecionais. Assim como as demais NBRs citadas, a 14859-1 preza pela qualidade do produto final e segurança da obra e dos envolvidos.

Quais são os diferenciais da Belgo Arames?

Como lembra o CEO da Concreviga, a Belgo Arames é a única fabricante de fio protendido do Brasil. Segundo Santos, isso mostra uma credibilidade junto a fabricantes concorrentes de fio importado, devido ao grande conhecimento da empresa no segmento. O especialista conclui que, pelo fato de a Belgo Arames estar mais próxima dos clientes, pode se sair melhor em um atendimento técnico.  

Como vimos, as vigotas protendidas são uma boa solução de construção moderna, que visa reduzir o tempo gasto em uma obra. Trata-se de uma tendência de engenharia civil que pode vir a ser amplamente usada no futuro, proporcionando ainda economia e menos necessidade de escoramento das lajes.

Aproveite a visita ao blog e entenda melhor como avaliar a tenacidade do concreto!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

    Desejo receber conteúdos sobre: