Gravura perdizes: a primeira obra do Brasil com cordoalha certificada PTI

Guia completo sobre aplicação de fibras de aço na construção civil

A Belgo Arames lançou para o mercado da construção civil brasileiro, a cerca de um ano, a primeira cordoalha engraxada e plastificada com 25% a mais de capa de PEAD.

Ela contém também rastreabilidade de 100% da sua produção e da matéria-prima, além de ser certificada pela organização americana Post-Tensioning Institute (PTI), o órgão mais respeitado mundialmente em termos de protensão.

Agora, junto à Tegra Incorporadora, a Belgo Arames vai entregar, nos próximos meses, a primeira obra do país com o uso da cordoalha PTI: o condomínio residencial Gravura Perdizes, situado na zona oeste de São Paulo.

Para nos contar sobre o êxito desse componente, convidamos o gerente de obras do projeto, Bruno Guimarães.

Continue a leitura e entenda como a primeira cordoalha engraxada certificada pelo PTI funciona na prática!

Quando foi construída a obra Gravura Perdizes da Tegra?

O projeto de alto padrão concebido pela Tegra Incorporadora teve a obra iniciada em dezembro de 2021 e envolve a construção de um condomínio com 120 studios e 92 unidades residenciais. Segundo Guimarães, o terreno de 3.656,50 m² contará com 29.193,27 m² de área construída, distribuídos em uma torre residencial com 32 pavimentos. Para isso, foram utilizadas 50 toneladas de cordoalha engraxada e plastificada PTI nos pavimentos de garagem e estúdio.

O projeto teve ainda a parceria de grandes nomes da construção civil, como a Impacto Protensão São Paulo, ArcelorMittal no Brasil e a Estádio 3 Engenharia de Projetos.

Quais os diferenciais da construção do Gravura Perdizes?

Trata-se da primeira grande edificação, no Brasil, a aplicar cordoalhas engraxadas com certificação PTI. Para isso, o projeto implementou, como conceito estrutural, um sistema de protensão não aderente, em vez de usá-lo como recurso subsidiário ao sistema tradicional.

Ao empregar laje protendida, foi possível obter maior liberdade na escolha do layout, e isso, por consequência, permitiu o uso de banheiros pré-fabricados industrialmente, o que acelerou o projeto e promoveu a economia de recursos.

Conforme ressalta o engenheiro da Tegra, o projeto foi estruturado com um sistema industrializado de formas, cimbramentos e protensão, com armaduras ativas e passivas. “A laje é dimensionada como laje plana, e as cubetas são posicionadas nas áreas de menor solicitação do concreto, para ser possível uma redução no consumo”, afirma.

Além disso, no lugar de vigas, foram aplicadas faixas de cordoalha para protensão (cordoalha engraxada e plastificada com certificação PTI), o que resultou em um menor consumo de aço.

Segundo Guimarães, somados a essa inovação estrutural, foram usados painéis pré-fabricados de concreto arquitetônico na composição total da fachada, além dos banheiros prontos já mencionados.

Como a cordoalha engraxada e plastificada da Belgo impactou a obra?

O gerente de obras diz que Tegra tem intenção de inovar em diferentes segmentos como parte de uma agenda socioambiental de longo prazo. Ele ressalta que empregar sistema estrutural em concreto protendido com utilização das cordoalhas engraxadas auxiliou a otimizar processos construtivos da edificação, reduzir gastos com recursos e, assim, tornar o empreendimento mais sustentável.

A cordoalha com a certificação PTI da Belgo Arames conta com 100% de rastreabilidade em sua produção. Ela também apresenta uma capa 25% mais espessa do que a cordoalha que atende a NBR 7483:2021. 

Guimarães enfatiza a importância de empregar somente produtos de marcas de prestígio, pois isso garante mais segurança na obra e menos preocupação, não somente graças à qualidade da matéria-prima, mas também, ao atendimento, entrega no prazo e o valor competitivo. A certificação PTI que contempla a cordoalha da Belgo, legitima o produto como uma solução de excelência, por ser um instituto internacional especializado no tema.

PTI

O Post-Tensioning Institute (PTI) consiste em uma organização, sediada no Michigan, EUA, voltada a edificações com pós-tensionamento. Ela estabelece regras técnicas de aplicação e valida os profissionais, empresas e produtos, do mundo inteiro, acerca da padronização do método nos projetos. A cordoalha engraxada Belgo é única no Brasil com esta certificação.

Para receber essa certificação, os produtos devem atender a alguns pré-requisitos de produção e composição, determinados pelo PTI. Tais aspectos básicos resultam em uma cordoalha engraxada com qualidade superior, são eles:

  • a camada de PEAD deve ter uma espessura de, pelo menos, 25% maior que o convencional, isto é, 1,25mm de PEAD;
  • o material precisa conter proteção contra radiação ultravioleta, o que assegura mais proteção enquanto ele está armazenado no canteiro de obras;
  • é necessário que a cordoalha passe pelo teste de estanqueidade, a fim de constatar a eficiência contra permeabilidade, isso reflete na durabilidade do item, tornando-o com uma vida útil mais longa;
  • 100% de rastreabilidade do material empregado até a última etapa de produção do item. Isso proporciona informações exatas sobre os métodos de fabricação e a origem da matéria-prima da cordoalha.

Benefícios da cordoalha engraxada

A utilização da cordoalha certificada pelo PTI, garante maior segurança ao sistema de protensão não aderente, conferindo maior impermeabilidade ao aço devido a capa mais espessa e teste de estanqueidade, minimiza o risco de comprometimento da capa e consequentemente perda de carga de protensão devido a atrito. Por último a rastreabilidade de 100% do processo produtivo confere ao cliente tranquilidade quanto a auditorias ambientais para concessão de Certificação Ambiental da Edificação.

Uma construção sustentável: o impacto do uso de concreto protendido não aderente

Guimarães conta que o consumo de aço é minimizado, porque a protensão eleva a resistência à tração do concreto, conferindo menor deformidade e maior desempenho, reduzindo a incidência de trincas e fissuras no concreto.

O sistema em concreto protendido promove economia de recursos — e isso, para além da vantagem econômica, também é um grande benefício ao meio ambiente. A minimização de recursos, como água e metais empregados na composição do aço, gera menos agressão ao meio ambiente, não somente pelo menor emprego, mas graças à redução de gases poluentes.

Dessa maneira, com essas cordoalhas, podem ser obtidos os seguintes benefícios sustentáveis:

  • economia de água;
  • diminuição de CO2;
  • redução nos resíduos gerados.

Como vimos, por meio de seu pioneirismo, tal projeto se mostra como um marco no uso de tecnologias voltadas ao concreto protendido. A aplicação de concreto protendido já é bastante usual nos Estados Unidos e, no Brasil, cada vez mais, está sendo implementada essa solução na construção civil.

Assim, o empreendimento Gravura Perdizes se mostra como um projeto de alto padrão capaz de entregar o melhor aos usuários. Isso se dá graças ao uso de componentes indispensáveis e de qualidade, como as cordoalhas engraxadas com certificação PTI.

Acesse agora nosso site e saiba como conseguimos contribuir com o seu empreendimento!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

    Desejo receber conteúdos sobre: