Reciclagem do aço na construção civil: qual a importância e como reaproveitá-lo?

Reciclagem do aço na construção civil: qual a importância e como reaproveitá-lo?

Guia completo sobre aplicação de fibras de aço na construção civil

Reduzir custos e reaproveitar materiais são necessidades constantes no setor da construção civil. Nesse sentido, a reciclagem de aço no Brasil é de suma importância, dadas as suas propriedades que não se alteram mesmo após múltiplos processos de reuso. Assim, as construtoras passam a ter custos reduzidos, ligados à extração do minério de ferro, necessário na produção de aço virgem.

Ao longo do texto abordaremos melhor essa questão e explicaremos o processo de reciclagem do aço, mostrando como isso impacta o setor de construção. A ideia é destacar a importância do procedimento, mostrando também alguns números sobre a reciclagem de resíduos sólidos no Brasil. Interessado no tema? Então leia este artigo até o final!

É possível reciclar aço?

O aço é um metal bastante reciclado no mundo. Tanto é que existem usinas próprias para isso, sendo que as sucatas de veículos, por exemplo, são direcionadas a essas usinas. Após o aço ser derretido em fornos de alta temperatura, ele pode ser moldado em lingotes ou produtos variados, tendo diversas maneiras de reaproveitamento.

Além disso, ele é um metal que pode ser reciclado repetidamente, sem perder suas propriedades essenciais. Em outras palavras, o aço, após a reciclagem, tem a mesma qualidade e desempenho da sua versão virgem, sendo um material valioso para a indústria, incluindo a construção civil.

Qual a importância da reciclagem do aço?

Construtoras e empresas de outros segmentos devem implementar práticas sustentáveis em seus processos. Além disso, a reciclagem é um dos principais componentes da economia circular, que preza o reuso do aço e de diversos outros materiais.

A reciclagem do aço reduz a necessidade de extrair o minério de ferro, principal componente do metal. Dessa forma, é possível preservar os recursos naturais e a biodiversidade, uma vez que a reciclagem costuma consumir menos energia do que a produção de aço a partir da matéria-prima virgem.

A indústria da construção civil gera muitos resíduos, sendo o aço um dos materiais mais utilizados no setor. Dito isso, a reciclagem permite a reutilização de resíduos como:

  • Estruturas metálicas antigas;
  • Equipamentos obsoletos;
  • Sobras de construção.

O resultado disso é a diminuição de resíduos destinados aos aterros sanitários, minimizando os danos ambientais. Outro ponto que justifica a importância de reciclar o aço é a eficiência econômica, tendo em vista que o metal reciclado é mais barato do que o virgem. Nesse sentido, além de ajudar a reduzir os custos das obras, a disponibilidade do aço reciclado é mais estável do que a matéria-prima virgem, tornando o mercado constante por mais tempo.

Após a reciclagem, o aço permanece durável e resistente. Isso significa que o uso do metal reciclado não compromete a qualidade das estruturas e produtos fabricados. Estruturas, vigas e vergalhões são algumas aplicações do aço reciclado.

Como é o processo de reciclagem do aço?

Antes de chegar a uma usina siderúrgica, o aço passa por uma recicladora, que é responsável por selecionar, classificar e prensar o material. Aproveitando o que foi dito há pouco, essa possibilidade de reciclar o aço ilimitadamente é de suma importância no segmento de construção.

Obras versáteis, resistentes e duráveis costumam utilizar esse metal, aumentando a qualidade do produto entregue ao cliente. O processo de reciclagem começa na etapa de triagem. Nela, são separadas as impurezas do metal, bem como o material útil no aproveitamento.

Por fim, o aço é derretido na usina para poder ser utilizado novamente no setor de construção. Esse processo implica a necessidade das empresas do segmento em adotar uma gestão de resíduos. Na prática, é preciso classificar todos aqueles materiais que sobram no decorrer de uma obra, bem como retirar do metal as impurezas e resíduos que diminuem as chances de reaproveitamento. Plásticos e vestígios de tinta, por exemplo, atrapalham a reciclagem do aço.

Quanto de aço é reciclado no Brasil?

Felizmente o Brasil está no caminho certo quando o assunto é sustentabilidade, considerando o reuso do aço. É possível que o país tenha cerca de três milhões de toneladas de metais que podem ser reciclados. De fato, muito ainda precisa ser melhorado, mas os números mostram um esforço em seguir as boas práticas sustentáveis, tendo em vista a preservação ambiental e o bem de todos.

O governo federal, por meio da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), orienta quanto às tecnologias empregadas nesse processo de reuso. Contudo, os custos para a implementação ainda são considerados altos, sem contar a ausência de mais integração na hora de gerir esses resíduos sólidos urbanos.

Em outras palavras, por causa das dimensões territoriais do país, torna-se difícil realizar uma gestão unificada, capaz de fazer o Brasil evoluir em reciclagem e sustentabilidade. A discussão em relação a isso já ocorre há muito tempo no nosso país, fazendo o governo federal promulgar, em 2010, a PNRS.

A ideia dessa lei é ser um marco regulatório, visando a gestão integrada e o gerenciamento adequado de resíduos sólidos. Nesse sentido, foi dado um prazo de quatro anos para que as medidas previstas em lei fossem implementadas pelos municípios. De acordo com um levantamento, chegou-se à conclusão que, aproximadamente, cinquenta e três por cento dos municípios não cumpriram a PNRS.

O aço é excelente para aumentar o nível de economia circular na construção civil e em todos os setores do Brasil. Obviamente, haverá cenários em que as construtoras ainda terão de usar o aço virgem, considerando que certas impurezas podem impedir o metal de ser reciclado e reutilizado posteriormente.

Uma das coisas que contribui para o reuso ilimitado do aço é que ele é uma liga de ferro e carbono. No Brasil, por exemplo, trinta por cento do aço produzido provém da reciclagem.

Como vimos, a reciclagem de aço no Brasil ajuda a construção civil a reduzir custos e degradar menos o ambiente. Além disso, o metal pode ser reciclado repetidas vezes sem perder suas propriedades, podendo ser reaproveitado em obras e outros diversos segmentos, mantendo características como resistência e durabilidade do aço.

Aproveite a visita ao blog para entender melhor sobre a importância da reciclagem de resíduos na construção civil!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

    Desejo receber conteúdos sobre: