COMO O ZONEAMENTO URBANO PODE PREVENIR ACIDENTES GEOTÉCNICOS EM ÁREAS URBANAS

Como o zoneamento urbano pode prevenir acidentes geotécnicos em áreas urbanas

A urbanização desenfreada traz diversos desafios para as cidades, dentre eles os acidentes geotécnicos, que podem causar danos materiais e humanos significativos.

Esses acidentes geralmente ocorrem em áreas onde o solo  e rochas são instáveis. Um clássico exemplo é o do Rio de Janeiro, região onde tipicamente ocorrem quedas de rocha. Um planejamento urbano adequado, que inclui o zoneamento urbano, pode ajudar a prevenir esses eventos ou que eles resultem em prejuízos ou vítimas.

O que é o Zoneamento Urbano?

O zoneamento urbano é o processo de dividir uma cidade em zonas, com diferentes usos e restrições de construção.

Essas zonas são determinadas a partir de estudos técnicos, que consideram fatores como a topografia, a geologia, a geomorfologia e estado de conservação da vegetação nativa, além da estabilidade do terreno.

Ao considerar esses fatores no processo de zoneamento urbano, é possível evitar a construção de edificações em áreas de risco, como encostas íngremes ou solos instáveis.

Além disso, as restrições de construção nessas áreas podem ser mais rigorosas, ajudando a prevenir a ocupação desordenada e a falta de infraestrutura, sendo fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes geotécnicos.

Outra forma como o zoneamento urbano pode prevenir acidentes geotécnicos é através da criação de áreas verdes, que ajudam no controle da erosão e na estabilização do solo.

Essas áreas também são importantes para o controle de enchentes e para a melhoria da qualidade de vida da população.

É importante ressaltar que estudos apontam o zoneamento urbano como uma solução que não é isolada para prevenção de acidentes geotécnicos, e deve ser combinado com outras medidas, como a fiscalização da ocupação irregular, a manutenção adequada de encostas e a educação da população sobre os riscos envolvidos.

Além disso, é fundamental que os estudos técnicos que embasam o zoneamento urbano sejam realizados por profissionais capacitados e qualificados, que considerem toda a complexidade do ambiente urbano e as particularidades de cada região.

Utilidade dos Gabiões nos projetos de zoneamento urbano

Os gabiões podem ser incluídos em projetos de zoneamento urbano para proteger encostas, prevenir a erosão do solo e reduzir o impacto de enchentes e deslizamentos de terra.

A escolha pelo uso de gabiões nos projetos de zoneamento urbano geralmente se dá por suas características. Eles são altamente resistentes e duráveis, o que os torna ideais para áreas sujeitas a fortes chuvas e outras condições climáticas adversas.

Uso dos gabiões na prevenção de acidentes

Na prevenção de acidentes, os gabiões são utilizados para reforçar margens de rios, encostas íngremes e outras áreas que apresentam risco de deslizamento ou erosão.

Os gabiões tipo caixão são preenchidos com pedras ou outros materiais granulares que ajudam a estabilizar o solo e a impedir a erosão.

Os gabiões também ajudam a absorver a energia das ondas ou correnteza, reduzindo assim a velocidade do fluxo de água e minimizando os danos às margens.

Conheça os sistemas de proteção contra desprendimentos e quedas de rochas em obras

Essas estruturas de contenção proporcionam estabilização e controle de erosão para obras civis, geotécnicas e hidráulicas.

Quais os principais tipos de Gabião existentes?

Com diferentes opções de formatos, dimensões e aparência, os gabiões precisam ser permeáveis e possuir propriedades de drenagem.

Confira abaixo os três principais tipos de gabião e suas características mais relevantes:

GABIÃO CAIXA

Os gabiões tipo caixa possuem formato de paralelepípedo, sendo compostos por várias divisões internas chamadas células.

Bastante popular, eles são utilizados principalmente em muros de arrimo, usado em contenções, e canalizações, muito úteis em obras hidráulicas.

GABIÃO COLCHÃO

Também é semelhante ao gabião do tipo caixa, porém ele possui uma altura reduzida e menor abertura de malha.

Seu uso mais comum ocorre em canais e margens de rios ou córregos, visando a proteção e estabilização da estrutura.

GABIÃO SACO

Por fim, o gabião saco possui um formato cilíndrico e pode ser utilizado para compor a base de estruturas de gabiões.

Usualmente, o gabião tipo saco é utilizado para obras que demandam o assentamento de leitos de rios ou cursos de água, além de ser bastante eficiente para a proteção contra a erosão.

Belgo Geotech

Segmento da Belgo Arames especializado em soluções de geotecnia. As melhores soluções em aço para obras geotécnicas, de mineração e obras de infraestrutura na construção civil.

Conheça nossas principais três áreas de atuação:

GABIÕES

Amplamente conhecidos e difundidos em todo o mundo, usados em contenções, obras hidráulicas, escadas, solos reforçados e diversas outras aplicações.

TÚNEIS DA MINERAÇÃO SUBTERRÂNEA

Outro segmento de atuação da Geotech, com telas e malhas de fortificação, fibras metálicas para concreto projetado, além de suportes e reforços metálicos.

ENCOSTAS E PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS

A última grande área de atuação é a das encostas e soluções para prevenção de desastres naturais.

Com o uso de telas para controle de blocos de rochas, telas para solo grampeado verde com bioengenharia, além de barreiras dinâmicas e barreiras debrisflow.

ESCOLHA NOSSAS SOLUÇÕES!

Se você gostou do texto, não deixe de acompanhar os próximos conteúdos do nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro das novidades! Estamos no LinkedIn, no Facebook, no Instagram e no Youtube.

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

    Desejo receber conteúdos sobre: