Case de sucesso: New York Tower

New York Tower, maior edifício residencial protendido de Minas Gerais

O New York Tower foi projetado para ser mais que um empreendimento luxuoso — a ideia foi trazer o melhor quando o assunto é residência, realmente se inspirando em grandes construções, muitas de padrão de cidades internacionais, como Dubai.

Nesse quesito não só se destaca a construção em si, mas também a escolha da localização: Varginha, em Minas Gerais, é uma cidade em crescimento, projetada para o futuro. O que fundamenta bem a ideia desse case de sucesso da Belgo.

Hoje, conversamos com Marcos Barbosa, Diretor de Suprimentos da Barbosa Incorporadora, para falar mais sobre esse empreendimento e como a Belgo ajudou. Confira!

A ideia e os desafios por trás do New York Tower

new york tower

O New York Tower foi projetado para fazer parte de um seleto grupo dos maiores empreendimentos do país. Está na categoria para ser o maior condomínio residencial de Minas Gerais. Porém, a visão da sua construção vai além: inspirado na arquitetura de Dubai, o prédio tem 25 opções de lazer, e apartamentos com área de 135 a 240 m², com 3 a 4 suítes e muito conforto.  

Mas como foi o seu processo de construção? A Barbosa Incorporadora esteve à frente de todos os processos desde o conceito até a entrega das chaves aos futuros moradores. Entretanto, é impossível não falar dessa iniciativa sem dar detalhes da escolha do local.

Marcos Barbosa, Diretor de Suprimentos da Incorporadora, destaca: “A escolha da cidade de Varginha para receber o empreendimento é com certeza um grande acerto. A cidade tem se destacado e mostrado cada vez mais o seu potencial de crescimento.”

Na visão da incorporadora, a cidade de Varginha é uma área estratégica tanto para os pontos de distribuição quanto para os empreendimentos. Hoje em dia, conta com um Porto Seco, uma Estação Aduaneira, onde passam centenas de produtos e mercadorias para importação e exportação, faculdades, comércio, um dos maiores shoppings do estado — o Via Café Garden — além de hospitais de ponta.

“Ao entrarmos em Varginha, lançamos a Torre Corporativa Seattle, que foi um sucesso de vendas. Com esse primeiro lançamento, vimos que o mercado estava muito aquecido e queríamos apresentar algo maior.” Barbosa conta.

new york tower

O Método Pav Plus

Durante a idealização do projeto, a incorporadora viu-se em uma situação limitante, devido ao design moderno e inovador do prédio e às curvaturas da fachada. A fim de solucionar esse problema, Marcos conta que o diretor técnico da Barbosa fez uma visita à Fortaleza para conhecer a equipe da Rolim Machado, o presidente da Impacto e ver na prática a eficiência do Método Pav Plus.

Algumas características buscadas pela empresa, como a garantia de uma estrutura unificada, uma boa arquitetura, economia no uso de materiais — como o concreto e o aço — deixando a edificação mais leve foram encontradas na metodologia. Além disso, é um método que permite aproveitar mais o espaço, reduzindo a quantidade de pilares.

“Quando se analisa diretamente, a laje Pav Plus aparenta ser mais cara que uma laje convencional, mas, ao considerarmos as economias indiretas, como a redução da taxa de aço/m³, observamos que além de viabilizar a implementação do método que nos possibilitou um design mais ousado, ainda conseguiríamos uma economia significativa.”, Marcos conta.

new york tower

Os principais desafios

O principal desafio foi a necessidade de reestruturação da empresa e capacitação da equipe, uma vez que para gerenciar um empreendimento desse porte é necessário um trabalho muito eficiente, em que as áreas administrativa e executora precisam atuar em conjunto. Barbosa explica que “um projeto desse tamanho traz atenção para a empresa e é preciso saber lidar com críticas, dúvidas que naturalmente surgem”. Depois de estudar, definir processos, contratar mão de obra extra e firmar parceria com um escritório de engenharia, a empresa iniciou o desenvolvimento do projeto.

Na etapa de planejamento, a empresa estipulou um prazo de três anos para a execução. O desafio era cumprir todos os processos programados e a incorporadora obteve sucesso em tudo o que se propôs. De acordo com Marcos, a eficiência de toda a equipe envolvida, assim como dos parceiros escolhidos, faz com que os processos programados sejam cumpridos com excelência.

A segurança garantida com a Belgo

A Belgo foi uma aliada da Barbosa Incorporadora durante todo o processo de efetivação da obra. Especialmente ao fornecer materiais para a construção de um empreendimento desse porte. A empresa fez o possível para atender a Barbosa em todas as suas demandas, buscando estoques e respondendo com agilidade.

new york tower

A escolha das parcerias e os fornecedores para os projetos

A Barbosa Incorporadora tem um processo bastante rigoroso para a escolha de seus parceiros. Primeiramente são feitas as cotações, depois, um processo extenso de análise em que são avaliados o CNPJ e o portfólio. A empresa quer o melhor não só na execução de seus projetos, mas também ao trabalhar com aqueles que representam isso no mercado.

“Estamos entre as maiores incorporadoras do país, com projetos grandes e queremos nos destacar no cenário nacional. Para isso, precisamos ter parceiros e fornecedores que vão conseguir nos atender e acompanhar nosso crescimento.” Marcos salienta.

A escolha da Belgo atingiu todos os critérios que a Barbosa Incorporadora procurava. “O New York Tower representa o começo dessa parceria que esperamos estender para os próximos projetos que já estão em desenvolvimento”. Barbosa finaliza.

new york tower

O case de sucesso da Barbosa Incorporadora é só mais um exemplo de como a Belgo é uma empresa voltada a trazer o melhor para diferentes mercados, na construção civil, no agronegócio, na fabricação de telas ou em cercamentos, estamos prontos para oferecer o melhor.

Quer saber mais? Então, acesse o nosso post sobre o mercado da construção civil e nossas soluções!

    Newsletter

    Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

    Desejo receber conteúdos sobre: